Aumento do Queixo

O procedimento



A cirurgia de aumento do queixo ou mento, também chamada Mentoplastia, consiste no implante de uma prótese de silicone ou modificação na disposição óssea da mandíbula, também realizada nos casos em que a indicação é a diminuição da região.

Os objetivos desta cirurgia são:

  • Oferecer um contorno facial adequado e suave
  • Adequar a proporção do queixo ao nariz e restante da face.

As próteses de mento, geralmente de silicone, promovem uma modificação mais conservadora. Para os casos mais extremos, a cirurgia ortognática modifica a estrutura óssea da mandíbula e maxilar, promovendo o avanço ou o recuo do queixo.

Perguntas Frequentes


Pré-Operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mínimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-Operatório
No pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Durante este período, o paciente deverá tomar os seguintes cuidados:
  • Realizar as compressas de gelo conforme orientado
  • Evitar trauma direto na região
  • A alimentação e mastigação serão normais no pós operatório.
Quais são as indicações?
A Mentoplastia é indicada quando há uma desproporção do contorno do queixo em comparação com o restante da face. Os pacientes com o queixo considerado pequeno, ou recuado, são chamados retrognatas.
Como são as cicatrizes?
Quando realizada por dentro da boca, as cicatrizes são imperceptíveis. Já a cicatriz embaixo do queixo é pouco exposta e geralmente de boa qualidade, ficando escondida no sulco presente em algumas pessoas.
Posso ficar com o queixo pontiagudo ou exagerado?
Existem diversos tamanhos e formatos de próteses de mento. Medir o paciente e adequar a prótese a sua faz parte de um pré-operatório bem feito. Assim, as chances de desproporção diminuem.
Quais são as cirurgias mais associadas à cirurgia de queixo?
A Rinoplastia é muito associada à Mentoplastia para que se obtenha um resultado ainda melhor no contorno do perfil da face. Uma Mentoplastia bem feita valoriza muito os resultados de uma Rinoplastia.