Cirurgia da Intimidade

O procedimento



A cirurgia da intimidade ou Ninfoplastia é indicada nos casos em que há aumento dos pequenos lábios vaginais, levando a desconforto psicossocial ou durante o ato sexual.

Os principais objetivos da cirurgia são:

  • Melhora na aparência da área íntima da mulher
  • Melhora na qualidade de vida e nas relações sexuais
  • Manter a função protetora dos pequenos lábios.

Os pequenos lábios têm uma função protetora do introito vaginal. Assim, a ressecção não deve ser exagerada, respeitando a anatomia do local.

O procedimento geralmente é rápido e pode ser realizado sob anestesia local e sedação.

Perguntas Frequentes


Pré-Operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mínimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-Operatório
No pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Durante este período, a paciente deverá tomar os seguintes cuidados:
  • Realizar os curativos de acordo com o orientado
  • Não carregar peso por 30 dias
  • Manter abstinência sexual por, no mínimo, 15 dias.
Quais são as indicações?
A Ninfoplastia está indicada para as mulheres que apresentam excesso cutâneo nos pequenos lábios, o que dificulta a higiene, causa distúrbios psicológicos e até dor durante o ato sexual.
Como é realizada a cirurgia?
O procedimento é simples, sendo ressecado o excesso cutâneo de acordo com as diversas técnicas disponíveis, conforme as indicações de cada paciente. É importante manter a função protetora dos pequenos lábios, não sendo indicada a retirada exagerada de pele.
Como são as cicatrizes?
As cicatrizes geralmente são de boa qualidade, ficando escondidas nos pequenos lábios. Os pontos geralmente são absorvíveis e caem sozinhos.
Qual o tempo de abstinência sexual após a cirurgia?
A paciente deverá ficar em abstinência sexual por um período mínimo de 15 dias, dependendo da evolução, extensão da cirurgia e cicatrização local.