Como se realiza a abdominoplastia?

A Abdominoplastia é uma cirurgia cujo objetivo é eliminar ou reduzir a flacidez do abdome, retirando o excesso de pele e gordura e reposicionando a musculatura abdominal, mas não faz a barriga ficar “tanquinho”. Para isso, é preciso associar à cirurgia uma rotina de exercícios e alimentação saudável, afinal este procedimento não é uma cirurgia emagrecedora, tampouco substitui boa dieta e exercícios físicos.

O médico irá inicialmente separar a pele e a gordura dos músculos abdominais. Então ele vai retirar os tecidos excedentes do abdômen, que pode ser pele ou gordura. Na remoção do excedente de pele as estrias são removidas. Se a remoção de gordura for necessária, é preciso associar uma lipoaspiração à abdominoplastia. Posteriormente, os músculos abdominais são reposicionados e costurados, se tornando mais firmes. Por fim, o cirurgião vai reposicionar e remodelar o umbigo do paciente, ou, em alguns casos, até criar um novo umbigo com a pele ressecada do abdome.

As cicatrizes da abdominoplastia são posicionadas de maneira bem discreta. Uma, no umbigo, circular e outra sobre o púbis, que fica coberta pelo biquíni semicircular. Já a miniabdominoplastia deixa tão somente a cicatriz semicircular sobre o púbis. Há também a possibilidade da realização de um novo umbigo, com cicatrizes apenas internas.

A abdominoplastia é uma cirurgia que dura cerca de três horas e exige um tempo de recuperação de pelo menos 30 dias, em repouso quase absoluto. Além disso, é indicado beber água, alimentar-se de maneira saudável e usar a cinta abdominal durante dia e noite este período, sendo retirada somente para banho.

No primeiro momento, a região ficará inchada e pode até perder a sensibilidade. Nos 15 primeiros dias, o paciente não poderá esticar o tronco e serão necessárias ao menos 20 sessões de drenagem linfática, em dias alternados.

Fazer exercícios físicos também é fundamental para a manutenção da cirurgia. Mas eles estão vetados no primeiro mês e o retorno deve ser feito gradualmente conforme a orientação médica. Após a liberação do médico para a prática de atividade física, é essencial que você se mantenha sempre ativo para manter o resultado da cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?