Cirurgia da Face

O procedimento



Também conhecida como Facelift ou Ritidoplastia, a cirurgia da face consiste na ressecção pele excedente e reposicionamento das estruturas faciais alteradas com o envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossa pele começa a perder a sua elasticidade devido à quebra do colágeno. Além disso, as estruturas anatômicas profundas da face começam a mudar. Estas incluem:

  • Músculos das bochechas
  • Músculos em torno dos olhos
  • Gordura nas bochechas.

Todos esses fatores combinados muitas vezes tornam flácidos o rosto e pescoço, fazendo com que muitas pessoas aparentem ser mais velhos do que realmente se sentem. Estes sinais são:

  • Sulco entre o nariz e boca mais profundo
  • Sulco abaixo dos olhos mais profundo
  • Presença de bolsa de gordura na linha da mandíbula
  • Flacidez no terço médio da face
  • Excesso de pele e gordura abaixo do queixo, gerando a papada.

Se você está preocupado com os sinais de envelhecimento em seu rosto, um Facelift pode ser o procedimento cosmético ideal para você.

Perguntas Frequentes


Pré-Operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados de acordo com a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser no mínimo de 8 horas antes da cirurgia. Parar de fumar antes da cirurgia diminui consideravelmente os riscos de complicações
Pós-Operatório
No período pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Os olhos ficarão inchados. Para isso, compressas de gelo deverão ser realizadas nos olhos nos primeiros dias. É necessário o uso de pomadas protetoras nos olhos ao dormir, já que nos primeiros dias, devido ao inchaço, pode ser difícil fechar os olhos completamente durante o sono. É normal o incômodo, ardor e sensação de olhos secos nos primeiros dias. Para isso, o paciente deverá fazer uso de um colírio lubrificante várias vezes ao dia.
Quais são as indicações?
A Ritidoplastia está indicada quando há flacidez de pele e musculatura da face que levam a rugas profundas.
Quais os objetivos da Cirurgia de Face?
  • Diminuição das rugas profundas da face, como nos sulcos entre o nariz e a boca
  • Aumento do volume na região malar, levando a um aspecto mais jovial
  • Melhora no contorno da mandíbula
  • Melhora no contorno do pescoço
Como ficam as cicatrizes?
As cicatrizes geralmente ficam posicionadas ao redor das orelhas e no interior ou margeando o cabelo, dependendo da extensão da cirurgia pretendida.
Como melhorar o contorno do pescoço?
A melhora do contorno do pescoço é obtida ao se tracionar e ressecar a pele excedente. Quando necessário, a musculatura do pescoço poderá ser ressecada ou reposicionada com pontos através de uma incisão abaixo do queixo.
Qual a idade para realizar um Facelifting?
Não existe uma idade ideal. Antigamente as pacientes eram operadas na 5ª ou 6ª década de vida. Hoje as pacientes têm optado por operar mais novas, já que estudos demonstram que os resultados em longo prazo são melhores quando o primeiro procedimento é realizado mais precocemente.
Usualmente, quais os procedimentos que se realizam junto com a Cirurgia da Face?
Os procedimentos mais comumente relacionados com a cirurgia de face são a cirurgia das pálpebras e a Lipoenxertia da face, o que otimiza ainda mais os resultados.
O que é o Minilifting?
O Minilifting é um tipo de cirurgia de face realizado em pacientes selecionadas com flacidez e rugas menos pronunciadas. Assim, poderemos realizar uma cirurgia mais conservadora com cicatrizes menores.