Muita gente pensa em Cirurgia Plástica daquelas de cinema, em que se transforma. Alguns até desejam ficar com os rostos de seus ídolos. No entanto, isso não é possível, nem mesmo com uma combinação de plásticas. Os procedimentos cirúrgicos precisam respeitar a anatomia do corpo, que é individual.

De toda forma, é possível fazer mudanças no rosto, deixando-o mais jovial, natural e agradável ao paciente. Veja abaixo quais os procedimentos realizados no rosto e seus principais objetivos:

  • Bichectomia: melhora o contorno das bochechas, removendo a bola da Bichat, um tecido gorduroso que aumenta o volume local.
  • Blefaroplastia: deixa o rosto e olhar mais jovial, diminuindo rugas e marcas de expressão na região das pálpebras. Pode também melhorar a visão do paciente se o excesso de pele estiver prejudicando o campo visual.
  • Mentoplastia: modela o queixo do paciente, aumentando ou reduzindo sua protrusão por meio de intervenção óssea, implante de silicone ou outro material.
  • Otoplastia: corrige as orelhas de abano, resultando em aspecto mais adequado do contorno da face
  • Rinoplastia: altera a forma e tamanho do nariz, podendo até melhorar a respiração do paciente.
  • Ritidoplastia: rejuvenesce a face diminuindo rugas e sulcos, através da retirada e reposicionamento do excesso de pele e gordura do rosto e do pescoço.
  • Frontoplastia: reverte o processo de envelhecimento na região da testa, elevando as sobrancelhas e supercílios, eliminando as marcas de expressão da testa.
  • Implantes faciais: se o que incomoda em seu rosto for uma questão de volume, a cirurgia adequada é o implante facial. Implantes faciais são implantes de material biocompatível em áreas do rosto com intuito de aumentá-las.

 

Homens e cirurgia do rosto

Em geral as pessoas associam aos homens as cirurgias de ginecomastia e implante capilar. Hoje, a maior parte dos homens que buscam o bisturi estão atrás de uma lipoaspiração. Mas outras cirurgias também estão bem cotadas entre eles, sobretudo a ritidoplastia, ou cirurgia da face.

Essa cirurgia elimina as rugas, retirando da face o excedente de gordura e pele, bem como preenchendo os sulcos naturais através do reposicionamento de estruturas da própria face. Diferentemente das mulheres, os homens procuram resultados mais sutis, mas ainda assim buscam muito por essa cirurgia. Outra preocupação deles é com relação às cicatrizes e a influência na barba. As cicatrizes são quase imperceptíveis, e são posicionadas em um local um pouco diferente das mulheres, justamente para não influenciar no crescimento dos pelos faciais.

  • Implante de barba

Ter uma barba bem desenhada, sem falhas e volumosa tornou-se uma tendência masculina. Para quem adora o estilo, mas possui poucos pelos no rosto,  é possível fazer um implante de barba utilizando uma área doadora do próprio corpo – couro cabeludo, tórax, braços ou pernas.

Atualmente, há três técnicas para realização da cirurgia:

  1. FUT – Follicular Unit Transplant: uma faixa de pele é retirada do couro cabeludo com um bisturi. Em seguida, os folículos são separados e transplantados para o rosto. A cicatriz é linear, mas fica “camuflada” pelo cabelo, sendo impossível percebê-la.
  2. FUE – Follicular Unit Extraction: os folículos são retirados um a um do couro cabeludo, tórax ou membros inferiores, o que torna o procedimento minimamente  A cicatriz é imperceptível e não há incômodos no pós-operatório.
  3. Robotic FUE: com o auxílio de um robô, o cirurgião consegue escanear o couro cabeludo e selecionar com precisão os melhores folículos para implante, que serão retirados individualmente. Essa técnica apresenta os mesmos resultados do método FUE, porém, com um custo mais elevado.
Pós-operatório

As cirurgias de rosto são muito procuradas, sobretudo a ritidoplastia (cirurgia de face) e a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras). Esses procedimentos são bastante eficientes no rejuvenescimento facial e seus efeitos são bem duradouros e não existe procedimento facial não invasivo que a substitua.

No entanto, o procedimento cirúrgico é invasivo e, diferentemente dos procedimentos não invasivos exigem cuidados pós-operatórios indicados pelo médico. Para a plástica de face, por exemplo, é preciso repouso de 8 dias e os pontos são retirados após duas semanas. Já a blefaroplastia exige repouso de 3 dias e os pontos são retirados após uma semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?