Cirurgia das Pálpebras

O procedimento



A cirurgia das pálpebras, também conhecida como Blefaroplastia, pode restaurar uma aparência mais jovem e descansada para as áreas ao redor dos olhos, além de ajudar a corrigir problemas de visão devido às pálpebras caídas.

Ela destina-se a:

  • Melhorar a aparência da pele em excesso
  • Diminuir os depósitos ou bolsas de gordura
  • Diminuir rugas nas pálpebras superiores e inferiores.

Perguntas Frequentes


Pré-Operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mínimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-Operatório
No período pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Os olhos ficarão inchados. Para isso, compressas de gelo deverão ser realizadas nos olhos nos primeiros dias. É necessário o uso de pomadas protetoras nos olhos ao dormir, já que nos primeiros dias, devido ao inchaço, pode ser difícil fechar os olhos completamente durante o sono. É normal o incômodo, ardor e sensação de olhos secos nos primeiros dias. Para isso, o paciente deverá fazer uso de um colírio lubrificante várias vezes ao dia.
Quais são as indicações?
A Blefaroplastia é indicada quando há excesso de pele, rugas e de bolsas de gordura que causam desconforto visual e estético.
Como é o procedimento nas pálpebras superiores?
O excesso de pele na pálpebra superior, pode comprometer o campo visual. Muitas vezes a musculatura da fronte tenta melhorar a abertura dos olhos, levando ao cansaço ao aumento de rugas. Além disso, a presença de bolsas de gordura piora a aparência. Para melhorar estas condições, o excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras são cuidadosamente retirados.
Como é o procedimento nas pálpebras inferiores?
O objetivo da Blefaroplastia inferior é retirar o excesso de pele e gordura das bolsas. Com isso, a melhora é apenas estética, já que o campo visual não é alterado pela pálpebra inferior.
O que é Cantoplastia e Cantopexia?
Quando a pálpebra inferior é muito frouxa, existe a possibilidade de haver retração suficiente para expor a mucosa de dentro dos olhos, causando o chamado ectrópio. Para evitar esta situação, a Cantopexia ou a Cantoplastia podem ser realizados para fortalecer o ligamento da pálpebra inferior.
Como ficam as cicatrizes?
Na parte superior, as cicatrizes ficam escondidas dentro do sulco das pálpebras. Na parte inferior, as cicatrizes ficam nas margens dos cílios e geralmente têm ótima qualidade.