Redução das Mamas

O procedimento



A redução de mamas, tecnicamente conhecida como Mamoplastia Redutora, é basicamente a remoção do excesso de tecidos mamários. Seios grandes e pesados podem diminuir a autoestima e independência das mulheres pois dificultam o uso de roupas mãos justas e a prática de atividades físicas. O procedimento consiste em:

  • Reduzir a quantidade de tecido glandular e gordura das mamas
  • Reduzir a quantidade de pele e flacidez das mamas
  • Remodelar as mamas através de pontos internos que armam o tecido em forma de cone.

Perguntas Frequentes


Pré-operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mínimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-operatório
No pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. O inchaço na face diminui com o passar dos dias e é normal o aparecimento de equimoses (manchas roxas). A exposição solar deverá ser evitada por, no mínimo, 2 meses.
Quais são as indicações?
A redução das mamas é indicada nos casos em que o volume mamário excessivo causam transtornos à paciente, seja pelo peso aumentado, pela flacidez da pele ou posição baixa das aréolas.
Toda redução de mama leva a dificuldade para amamentar?
Por cortar os tecidos mamários, a Mamoplastia Redutora pode provocar dificuldade de amamentar, mas isso não ocorre em todos os casos. Algumas mulheres conseguem amamentar sem dificuldades. Entretanto, essa possibilidade muitas vezes é imprevisível.
É possível reduzir as aréolas?
Sim. Durante o procedimento, um molde é usado para definir o tamanho das aréolas, podendo, portanto, terem seu tamanho reduzido. Entretanto, a redução dependerá de cada caso, cabendo ao cirurgião decidir pela técnica adequada.
Como são as cicatrizes?
Nas técnicas mais usadas, as cicatrizes são em forma de uma âncora que circunda a aréola, estende-se para baixo e segue a curva natural do sulco sob os seios. A extensão dependerá de tecido a ser removido. Em alguns casos as cicatrizes poderão ser menos extensas, por exemplo, apenas ao redor das aréolas.
As aréolas ficam sem sensibilidade no pós-operatório?
Em alguns casos as aréolas e parte das mamas ficam dormentes, retornando gradualmente a sensibilidade com o tempo. A perda definitiva de sensibilidade é rara, embora possa ocorrer.