Tudo sobre cicatrização

As cicatrizes são inevitáveis em qualquer tipo de cirurgia ou lesão. No entanto, o papel do cirurgião plástico é fazer com que a aparência da cicatriz seja a melhor possível. No entanto, o processo cicatricial é complexo, E hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Tipos de cicatriz

Alguns processos cicatriciais podem ser mais complicados e desfavoráveis e usamos de procedimentos cirúrgicos ou estéticos para corrigi-las. Veja os principais tipos de cicatrizes a serem corrigidas:

  • Simples: Cicatrizes com descoloração e irregularidades de superfície. São cicatrizes que não causam prejuízos ou desconforto
  • Hipertróficas: são cicatrizes mais altas, vermelhas, podendo ser mais claras ou escuras, e se limitam ao local exato da feriada. Em geral aumentam com o passar do tempo e causam desconforto.
  • Queloides: são maiores às hipertróficas, e se expande para além das bordas do ferimento. Elas podem enrugar, serem doloridas e causar desconforto.
  • Contraturas: são cicatrizes que limitam a reunião de pele e tecido durante o processo cicatricial. Geralmente acontece em grandes perdas de tecido e, se acontecer no local de junção da ferida com a articulação, pode restringir o movimento da região, nos dedos, cotovelo e pescoço.

 

Alimentação

Engana-se quem pensa que a destreza do cirurgião é o único fator responsável pela aparência final de uma cicatriz. Na verdade, vários fatores influenciam no processo de cicatrização, como o repouso e a incidência solar. No entanto, um dos fatores mais importantes na cicatrização é a alimentação. Os alimentos ingeridos antes e após uma cirurgia plástica também influenciam o processo de reconstrução dos tecidos.

Veja, a seguir, algumas dicas de alimentação para garantir uma boa cicatrização cirúrgica:

  • Evite alimentos industrializados

Biscoitos, sorvetes e salgadinhos devem ser evitados ao máximo, já que seu alto teor de gorduras trans e sódio pode favorecer inflamações e inchaços.

  • Invista em peixes magros

Ricos em ômega 3, os peixes como sardinha, atum e salmão atuam como anti-inflamatórios naturais, ajudando a combater dores e complicações. A exceção são os frutos do mar como camarão, que possui alto teor de quitosana, um polissacarídeo que pode induzir processos inflamatórios.

  • Não se esqueça das frutas e hortaliças

Repletas de antioxidantes, vitaminas e minerais, as frutas, legumes e vegetais são indispensáveis para combater inflamações e garantir a renovação das fibras de colágeno. A exceção é o abacate, que pode favorecer o surgimento de queloides.

 

Cirurgias e cicatrizes

Na hora de escolher uma cirurgia plástica um dos fatores preponderantes tanto na hora de definir pelo procedimento, tanto na hora de optar pela técnica cirúrgica, são as cicatrizes. Veja sobre as cicatrizes de abdominoplastia e mamoplastia, as cirurgias mais procuradas:

  1. Abdominoplastia

A aparência da cicatriz da abdominoplastia é determinada por diversos fatores, um deles é o tipo da abdominoplastia realizada. Veja, a seguir, como são as marcas de cicatrização em diferentes tipos de abdominoplastia:

  1. Mini-abdominoplastia: haverá uma única cicatriz abaixo do umbigo, ou seja, na altura da linha do biquíni.
  2. Abdominoplastia clássica: resultará em duas cicatrizes – uma na linha pubiana e outra ao redor do umbigo
  3. Abdominoplastia estendida: pode originar até três cicatrizes, uma acima do púbis, outra ao redor do umbigo e outra na metade do abdômen, no sentido vertical
  • Mamoplastia

O aspecto da cicatriz da mamoplastia depende do procedimento escolhido, bem como das técnicas escolhidas em cada um deles. Veja a seguir:

  • Mastopexia e mamoplastia redutora

As cirurgias de redução mamária geralmente deixam duas cicatrizes, uma Periareolar, em forma de círculo entre a aréola e o seio, e outra inframamária, em forma de “L” ou “T” invertido.

  • Mamoplastia de aumento: depende do tipo de incisão

    • Periareolar: as cicatrizes são semicirculares e ficam posicionadas entre a aréola e a mama, de maneira bem discreta.
    • Inframamária: a cicatriz inframamária é horizontal e se localiza abaixo da mama, ficando oculta no sulco mamário.
    • Axilar: a cicatriz fica nas axilas, geralmente em forma de S o W.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?