Afinal, o que é lipoaspiração?

Quando se fala em lipoaspiração muita gente associa imediatamente à redução de gordura abdominal, chegando, até, a confundirem com a abdominoplastia. Não é bem assim. Em linhas bem gerais, a lipoaspiração é um procedimento que retira uma pequena quantidade de gordura do corpo, podendo ser parte de alguns procedimentos maiores.

Procedimentos e abdominoplastia

A Lipoaspiração é parte importante de várias cirurgias. Veja em quais cirurgias a lipoaspiração pode ser apenas uma etapa do procedimento:

  • Lipoabdominoplastia: consiste em combinar as técnicas de lipoaspiração e abdominoplastia para otimizar o resultado. Em suma, retira-se o excedente de gordura abdominal e, posteriormente, a pele excedente. Por fim, os músculos são reposicionados, de maneira a ficarem mais firmes.
  • Lipoescultura: consiste em retirar a gordura excedente de algumas partes do corpo e usá-las como preenchedores ou volumizadores em outras. Você pode, por exemplo, remover as gorduras abdominais e usá-las para dar volume ao rosto, nádegas ou seios.
  • Ninfoplastia: a lipoaspiração é usada na ressecção de partes volumosas, como monte de vênus e pequenos lábios.
  • Mamoplastia redutora: além dos tecidos mamários, pode ser usada a lipoaspiração para remoção do excedente de gordura nos seios
  • Ginecomastia: o tecido adiposo das mamas é removido pela lipoaspiração

Em que partes do corpo posso fazer a lipo?

A lipoaspiração pode ser feita em quase todas as partes do corpo. O objetivo dela é a remoção de pequenas porções de gordura do corpo. Os lugares mais comuns são:

  • Abdome
  • Braços
  • Coxas
  • Costas
  • Pescoço
  • Mamas
  • Culote
  • Nádegas

Confusões comuns

Por não ser um procedimento que pode ser realizado em várias partes do corpo, é comum as pessoas se confundirem e procurarem os procedimentos errados para cada caso:

  • Lipo X Braquioplastia

A braquioplastia é um procedimento que retira grandes excedentes de pele e – se combinada à lipoaspiração – gordura do braço. É indicada para casos extremos, como pacientes pós-bariátricos. Em casos menos extremos, a lipoaspiração no braço resolve o problema e deixa uma cicatriz muito menor.

  • Lipo X Cruroplastia

O mesmo caso da braquioplastia se repete na cruroplastia. Na cruroplastia, excedentes grandes de pele são retirados da coxa. Pequenos excedentes de gordura devem ser retirados através da lipoaspiração

  • Lipo X Abdominoplastia

Embora a associação desses procedimentos seja muito comum na otimização do resultado de ambos, eles são diferentes. A lipoaspiração retira única e exclusivamente o excedente de gordura. A abdominoplastia remove o excesso de pele e reposiciona os músculos abdominais.

Lipo e homens

Depois da ginecomastia, a cirurgia plástica mais buscada pelos homens é a lipoaspiração. No Brasil, anualmente, mais de 30.000 homens buscam por esse procedimento . Afinal, se livrar das gorduras localizadas, sobretudo as abdominais é um desejo dos homens e, muitas vezes, somente a dieta e a rotina de exercícios não são suficientes para eliminá-las.

A lipoaspiração masculina tem algumas diferenças em relação à feminina, sobretudo na região abdominal. Por terem menor tendência de acumulo de gordura nesta região, os resultados costumam ser até melhores e as quantidades de gordura retirada menores, embora a gordura do homem seja mais difícil de ser remodelada.

No entanto, é bom saber que a abdominoplastia não serve para deixar sua barriga definida. Essa cirurgia serve para retirar o excesso de pele e gordura da região abdominal e reposicionar os músculos da região. Dessa forma, ela até contribui para definição abdominal, mas esse objetivo só pode ser alcançado com muito exercício e dieta balanceada.

Variações da lipoaspiração: hidrolipo, minilipo, lipo light, libo a laser, vibrolipo

A lipoaspiração é um procedimento reconhecido pela SBCP e regulamentado pelo CFM, que impõe uma série de normas.  Qualquer nome para além de lipoaspiração, não é reconhecido por esses órgãos e são simplesmente variações da mesma técnica, com nomes comerciais.

As outras variantes, muitas vezes, são feitas com anestesia local, por isso o volume de gordura a ser retirado é bem menor. Além disso, usa-se técnicas não infiltrativas de lipoaspiração, tais como ultrassonografia, para facilitar a retirada de gordura.

Até aí, tudo bem. No entanto, é preciso prestar atenção com aqueles que usam desse nome comercial para burlar as normas. Isso porque a lipoaspiração, conforme o Conselho Federal de Medicina, as cirurgias de lipoaspiração devem ser feitas por um cirurgião (todos os cirurgiões plásticos da SBCP têm residência em cirurgia geral e plástica), em ambiente clínico, com recursos para atender quaisquer problemas vindos da cirurgia.

No entanto, como o CFM trata apenas da lipoaspiração, muita gente alega que as “outras formas de lipo” não precisam seguir esses critérios.

Por isso, preste atenção: qualquer lipo deve ser feita por um cirurgião plástico da SBCP.

Magrinhas fazem lipo?

Sim, as magrinhas também podem fazer lipoaspiração!  Afinal, até mesmo um corpo magro acumula depósitos de gordura em regiões como coxas, abdome, cintura, costas e braços.  Inclusive, as mulheres com peso baixo, que nem se preocupam com os ponteiros da balança, podem ter altos percentuais de gordura em sua massa corporal.

Nesses casos, a lipoaspiração pode ser uma excelente alternativa para definir os contornos do corpo, deixando-os mais harmônicos e proporcionais ao biotipo físico da paciente, que já é naturalmente esbelta.

É importante ressaltar que a lipoaspiração não substitui a necessidade de praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada. Lembre-se de que somente um estilo de vida saudável permite manter um baixo percentual de gordura em longo prazo.

Gordura lipoaspirada, volta?

Existe um mito de que a gordura lipoaspirada volta. É realmente um mito. O que não quer dizer que a pessoa não engorda de novo. São coisas diferentes. As células de gordura lipoaspiradas são retiradas do corpo definitivamente.

No entanto, se a pessoa descuidar da alimentação ela pode engordar de novo, mas de outra forma. A gordura deixa de ser localizada e um novo ganho de gordura acontece de maneira distribuída e uniforme.

Isso não quer dizer que a cirurgia é emagrecedora e que a pessoa não precisa de cuidados posteriores. Converse com seu médico, e esclareça todas as suas dúvidas.

Lipo retira gordura visceral?

A gordura visceral, aquela que circunda o abdômen, atua como uma glândula produtora de sinais inflamatórios que desregulam o metabolismo. Ela contribui para a pré-diabetes e pode até representar risco cardíacos. A maneira de medi-la é pela circunferência abdominal. Mas a lipoaspiração pode acabar com esse problema?

A lipoaspiração, como sempre falamos, não é uma cirurgia emagrecedora. Era retira pequenas quantidades de gordura localizada. Essa gordura localizada, alvo da lipo, é uma camada superficial, localizada abaixo da pele, os famosos pneuzinhos. A gordura visceral, essa que causa males à saúde, não pode ser removida com cirurgia plástica. Na verdade, pessoas com excesso de gordura visceral não podem se submeter à lipoaspiração antes de entrarem no peso ideal e perderem essa gordura.

Os limites da lipo

Muita gente enxerga na lipo uma forma mágica de perder gordura e chegar ao corpo ideal. Não é bem assim. Primeiramente, a lipoaspiração não é uma cirurgia emagrecedora. Segundo é preciso respeitar as regras e os limites de segurança estabelecidos pelos conselhos médicos. E são eles:

  • A quantidade de gordura a ser retirada não pode superar 7% do peso corporal (se for usada substância para diminuir o sangramento)
  • Em casos que a substância não é usada (não infiltrativa) esse limite é 5%.
  • Precisa ser realizada em ambiente hospitalar e por um cirurgião plástico habilitado

Pós-operatório da Lipo

  • 60 dias em exposição ao sol
  • 6 a 9 meses para notar o resultado final
  • 20 dias de repouso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?