Cirurgia plástica em excesso

O vício em cirurgia plástica é real e infelizmente tem muita gente que sofre com o problema.

Existe o paciente que quando passa por um procedimento, vê o benefício conquistado e passa a visualizar as possibilidades que pode ter com outros procedimentos.

Existe também o paciente que tem uma preocupação excessiva com alguma imperfeição física, maximizada pela imaginação e que passa a ser encarada como defeito ou anormalidade. Chamamos de transtorno dismórfico corporal.

O que é transtorno dismórfico corporal?

O transtorno dismórfico corporal (TDC) é uma condição psicológica que se caracteriza pela preocupação, sem controle, com a aparência. Seus portadores dão importância exagerada a defeitos pequenos que, apesar de imperceptíveis para outras pessoas, assumem uma dimensão enorme aos seus olhos.

O TDC se manifesta como um comportamento compulsivo em relação à aparência, causando baixa autoestima e muito sofrimento. Apesar de ser considerada uma doença grave, ela tem cura, desde que o tratamento seja realizado de forma multidisciplinar.

Quais as causas do transtorno dismórfico corporal?

A origem do transtorno dismórfico corporal é basicamente genética e neuroquímica, porém, o fator ambiente também pode influenciar, principalmente na infância e adolescência.

É preciso falar com um psicólogo antes de fazer alguma plástica?

É recomendado buscar a ajuda de um psicólogo antes de realizar qualquer cirurgia plástica, já que um estudo feito pela American Society of Plastic Surgery em 2006 sugere que de 6 a 63% das pessoas que buscam por intervenções estéticas apresentam sintomas de transtorno dismórfico corporal..

É importante destacar que o papel do cirurgião também é muito importante. Um profissional ético jamais aconselhará uma plástica sem necessidade!

Tratamento

O tratamento é feito através de Terapia Cognitivo Comportamental, atingindo um grau elevado de sucesso entre os pacientes que possuem TDC que não apresentam sintomas de outras perturbações mentais.

Gostou do artigo de hoje? Para ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando meu blog e me siga nas Instagram

Referências

https://sbcp-sc.org.br/artigos/o-que-e-o-transtorno-dismorfico-corporal/

https://www.psicologosberrini.com.br/blog/cirurgias-plasticas-e-transtornos-de-personalidade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *