Cirurgia plástica pós-parto

A cirurgia plástica pós-parto é o desejo de muitas mulheres que acabaram de realizar o sonho de se tornarem mães. As mudanças no corpo durante a gestação podem deixar à vista flacidez, gordura localizada e estrias, afetando totalmente a autoestima.

Alterações corporais e prevenção

Geralmente, a mulher engorda de 9 a 13 quilos durante a gravidez e é a partir do 8º mês que ocorre maior retenção de líquidos. Por isso, é importante se alimentar de forma equilibrada, praticar exercícios físicos como pilates e natação e ter hábitos saudáveis.

Quanto tempo esperar para realizar cirurgias após a gravidez?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é aguardar um ano após o fim da amamentação para realizar uma cirurgia plástica. Após esse período, a mulher já tem um peso estabelecido, além do inchaço e da retenção de líquidos menores.

É importante avaliar o período de espera de forma individual e de acordo com o procedimento. Isso porque, algumas técnicas envolvem mais a região que foi operada do que outras.

Cirurgias plásticas mais realizadas após a gestação

Mamoplastia

As mamas podem apresentar flacidez por conta do grande aumento e diminuição de tamanho em um curto espaço de tempo. A mastopexia pode corrigir a flacidez, enquanto a mamoplastia com prótese de silicone pode proporcionar seios maiores.

Para a realização da mamoplastia é preciso aguardar entre 1 e 2 anos após o fim da amamentação. Nesse período, as glândulas mamárias podem manter-se ativas e causar inchaço nas mamas, escondendo o tamanho real dos seios.

Lipoaspiração

A técnica visa remover as gordurinhas localizadas e não tem o objetivo de proporcionar emagrecimento. Devido ao inchaço causado pela retenção de líquidos, é recomendado seguir o prazo de um ano após o fim da amamentação para realizar o procedimento.

Abdominoplastia

A cirurgia é indicada para remover o excesso de pele e a flacidez que ficam após a gravidez. Em alguns casos as estrias também podem ser retiradas junto com a pele.

O procedimento também não tem o objetivo de emagrecer e é muito realizado por mulheres que apresentam musculatura afastada (diástase) e excesso de pele após a gravidez.

Principais cuidados com a plástica pós-parto?

  • Preservar o intervalo de tempo entre o final da amamentação e realização da cirurgia plástica;
  • Os procedimentos informados acima exigem um repouso total de cerca de 7 dias e outros cuidados durante os primeiros 30 dias;
  • Além disso, é preciso seguir todas as recomendações do cirurgião plástico.

Gostou do post de hoje? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para saber tudo sobre saúde e estética. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *