Rinoplastia x rinomodelação

A rinoplastia e a rinomodelação são procedimentos totalmente diferentes apesar de tratarem do mesmo assunto: o nariz. Enquanto a rinoplastia melhora a aparência e proporção do nariz, além de corrigir possíveis anomalias estruturais da região que podem causar dificuldade respiratória, a rinomodelação oferece pequenas pequenas modificações estéticas como, por exemplo, a correção do ossinho proeminente (giba nasal).

Rinomodelação

A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico, feito com injeções de preenchedores. Sua durabilidade é temporária, variando de 1 a 2 anos.

A técnica é interessante para casos selecionados, mas não substitui a rinoplastia. É importante deixar claro que quando realizada por profissionais sem habilitação, a rinomodelação tem risco de necrose. Por isso, fique sempre muito atento e não acredite em tudo que você vê nas redes sociais.

Cuidado com a rinomodelação!

Quando inadequadamente executada a rinomodelação pode desencadear infecções, distúrbios vasculares, dores crônicas, formação de osteófitos (crescimento anormal do tecido ósseo), entre outros problemas graves. Já quando mal indicada, os resultados serão, invariavelmente, insatisfatórios.

É importante deixar claro que quando realizada por profissionais sem habilitação, a rinomodelação tem risco de necrose. Por isso, fique sempre muito atento e não acredite em tudo que você vê nas redes sociais.

Rinoplastia

É um procedimento cirúrgico definitivo que possibilita tanto alterações estéticas como funcionais. O procedimento busca o equilíbrio estético entre face e nariz.

Rinoplastia aberta x rinoplastia fechada

A escolha da técnica depende do objetivo pretendido pelo paciente.

Na técnica aberta é feita uma incisão na columela nasal para reverter a ponta, e ter assim uma boa exposição do tabique e ponta nasais.

Na rinoplastia fechada são feitas pequenas incisões no interior dos orifícios nasais, para tratar o dorso nasal, ponta e asas nasais.

É importante frisar que a rinoplastia é uma cirurgia minuciosa, que deve ser bem planejada e executada.

Procedimento diferente entre homens e mulheres

Apesar de a rinoplastia ser um procedimento muito procurado por pacientes de ambos os sexos, o nariz de homens e mulheres têm aspectos muito diferentes. O nariz é uma parte importante do rosto e sua forma tem de se adequar à face. Assim, os narizes femininos são mais delicados, finos e com as pontas arredondadas, enquanto os dos homens, mais grosseiros e lineares.

Quando se fala em rinoplastia estética, em geral, as pessoas pensam na diminuição ou afinamento do nariz, objetivos muito buscados na rinoplastia feminina. Ao fazer isso, no entanto, as pessoas desconsideram as diferenças naturais entre os traços masculinos e femininos. A operação de nariz para homens, muitas vezes, consiste justamente em alargar as cavidades nasais e projetar o nariz.

Essa projeção nasal é feita através de enxertos, que pode ser feito em silicone, medpore (um material artificial), ou através de cartilagem do próprio corpo, retirado de uma área doadora.

Recuperação e pós-operatório da rinoplastia

  • 30 dias de recuperação
  • Nos primeiros dias após a rinoplastia, é normal observar leves sangramentos
  • É normal ter a sensação de congestionamento nasal devido ao inchaço.
  • Recomenda-se dormir com a cabeça elevada na primeira semana
  • Evite sol e atividades físicas no primeiro mês.
  • Os reais contornos do novo nariz só poderão ser observados após 6 meses de cirurgia, embora seja possível ver uma mudança significativa logo após 2 meses.
  • 12 a 18 meses é o tempo para notar o resultado consolidado.

Gostou do artigo de hoje? Para ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando meu blog e me siga nas Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *