Sol após cirurgia plástica

O ideal é não se expor ao sol por 30 dias ou mais, dependendo da cirurgia, após realizar um procedimento cirúrgico. Isto porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses (manchas roxas) podem ficar com aspecto de tatuagem.

Por que isso pode acontecer?

O ferro presente no sangue concentra-se na equimose e com a ação do sol marca a pele, realmente fixando-se como uma tatuagem. Qualquer estímulo traumático por menor que seja sobre a pele, como se queimar no sol, é capaz de ativar os melanócitos (célula responsável pela produção do pigmento), aumentando a produção de melanina e tornando a pele no local mais escura.

Além disso, tomar sol após a cirurgia pode aumentar o inchaço e o latejamento, devido à ação da vasodilatação.

Por quanto tempo devo evitar o sol?

Nos primeiros três meses após a cirurgia plástica, a produção da melanina é mais intensa e nesse período é preciso manter um cuidado redobrado. É importante deixar claro que o pós-operatório e o tempo de recuperação precisam ser discutidos com o médico.

O período mínimo ideal recomendado para evitar completamente a exposição solar é de 30 dias. Porém esse tempo varia de acordo com o procedimento realizado. O ideal é não tomar sol direto na cicatriz até ela amadurecer, que acontece quando ela passa de vermelha para branca. Isso varia de acordo com o organismo de cada pessoa e pode levar de 1 até 2 anos. Caso precise se expor, é importante cobrir a cicatriz com protetor solar e a roupa por cima.

Resultado final da cicatriz

O resultado final da cicatriz depende de diversos fatores, como:

  • Cuidados com a exposição solar;
  • Condições patológicas associadas (diabete, infecções, anemias, alergias, carência de certas vitaminas/proteínas);
  • Hábitos sociais (tabagismo e etilismo);
  • Predisposição genética;
  • Uso de medicamentos.

Para alcançar ótimos resultados é preciso seguir as recomendações do cirurgião plástico à risca. Não se expor ao sol durante o período informado pelo médico é uma delas.

É sempre importante lembrar que a utilização de filtro solar é recomendada durante todas as épocas do ano e sempre que possível as cicatrizes devem ser cobertas para evitar a incidência direta do sol.

Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ver mais posts como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *