A mamoplastia é indicada para aumentar, reduzir, reparar, corrigir ou reconstruir mamas. Segundo dados mais atualizados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, só em 2019, foram feitos 11.363.569 procedimentos no mundo, sendo 1.493.673 somente no Brasil. Destes, 15,8% foram relacionados à mamoplastia.

Para alcançar os melhores resultados da cirurgia, a paciente deve seguir uma série de cuidados no pós-operatório. A “vida normal” pode demorar alguns meses para voltar ao normal.

Período de recuperação no pós-operatório

Sexo pós-mamoplastia

É recomendado um período de repouso mínimo de três semanas antes de realizar qualquer atividade intensa, incluindo o sexo.

Manter relações sexuais antes do período determinado pelo cirurgião é um risco para o paciente e pode, inclusive, acabar exigindo uma nova cirurgia por causa de sangramentos.

Dirigir e pilotar após a mamoplastia

Movimentar muitos os braços exige muito da musculatura peitoral. Por isso, é necessário aguardar, pelo menos, 20 dias para voltar a dirigir. Já para andar de moto (pilotando ou na garupa), é preciso aguardar 60 dias.

Dormir de bruços

Para evitar dores ou deslocamento dos tecidos que ainda estão se adaptando a suas novas posições, é preciso aguardar 30 dias para voltar a dormir de bruços.

Depilação a laser

O indicado é realizar a sessão de depilação a laser após 30 dias do procedimento. Isso porque após a cirurgia são esperados alguns sintomas comuns como inchaço, dor moderada e hematomas.

A esquimose, ou os famosos roxos na pele, aumentam o risco de uma queimadura, pois a pigmentação do sangue no tecido pode reagir com a energia do aparelho de laser ocasionando calor, e em alguns casos até mesmo queimaduras.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são essenciais para a nossa saúde, porém no pós-operatório da mamoplastia eles devem ser suspensos por um período, para evitar qualquer tipo de complicação.

  • Atividades leves: 30 dias após o procedimento
  • Atividades intensas: 60 a 90 dias após o procedimento

Quer ler mais sobre mamoplastia e outras cirurgias plásticas? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para saber tudo sobre saúde e estética. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *