Fazer a cirurgia não se inicia nem termina na mesa de operação. Um bom processo cirúrgico se inicia bem antes, no pré-operatório, e termina bem depois, na realização deum pós-operatório cuidadoso, proporcionando uma cicatrização bem consolidada.
Falando em cicatrização, esse processo é uma etapa importante e muito individualizada do processo pós-operatório. Veja e saiba alguns inimigos da cicatrização:
Cigarro
Os malefícios do tabaco à saúde e à beleza já são conhecidos por todos. Entretanto, além de todos os males causados, o tabagismo traz um problema a mais aos pacientes de cirurgia plástica. Entre seus vários efeitos nefastos à saúde, ele prejudica a cicatrização, facilita a formação de queloides e aumenta a possibilidade de necrose em seus tecidos. Portanto, se você é fumante e pretende realizar uma cirurgia plástica, consulte o seu cirurgião sobre o tempo mínimo que você terá obrigatoriamente que evitar o vício.
Sol
O sol é um dos principais inimigos da cicatrização. A pele fica exposta e fica incapaz de suar e amenizar o calor. Além disso, a exposição solar pode causar manchas na área cicatrizada.
Alimentação incorreta
Gorduras e açúcares são alimentos inflamatórios, que dificultam a cicatrização. Por outro lado, ferro e proteínas, são substâncias cicatrizantes, que ajudam o corpo a se recuperar da cirurgia.