A lipoaspiração é um procedimento que pertence à área de atuação do Cirurgião Plástico, podendo ser indicada isoladamente ou como complemento de outras cirurgias. Certamente, a sua função mais conhecida está relacionada ao tratamento de acúmulos de gordura em algumas regiões do corpo, como o abdômen, coxas, braços e joelhos. Como qualquer cirurgia, a sua realização exige uma série de precauções e critérios de segurança.
O que você precisa saber antes de cogitar fazer uma lipo?
Tipos de lipo
Lipoescultura
A lipoescultura consiste em usar – após o devido tratamento – a gordura retirada do seu próprio corpo em uma lipoaspiração para preencher outras áreas visando uma melhora do contorno corporal. A gordura retirada do seu corpo é tratada, limpa e usada como enxerto em outras partes do corpo que precisam de ganhar volume, como bumbum, coxas e seios. Os resultados são muito naturais e as chances de complicação por rejeição do organismo tendem a zero, uma vez que o material é proveniente do próprio corpo do paciente.
Vibrolipoaspiração
O procedimento também é indicado para quem deseja eliminar a gordura localizada e redefinir o contorno da cintura, mas é menos invasivo que a lipoaspiração tradicional. O cirurgião plástico injeta soro fisiológico e adrenalina no local necessário e com auxílio de cânulas finas, a gordura é retirada. Durante esse processo, os tubos vibram e por isso, o médico não precisa de força, já que apenas direciona o movimento.
Lipoaspiração a Laser
Antes de usar os tubos e fazer as incisões, o cirurgião insere o laser na região e queima a gordura. O procedimento também é indicado para flacidez.
Minilipo, Lipo Light ou Hidrolipo
São realizadas de forma semelhante à lipoaspiração tradicional. A diferença é que elas não exigem internação, são menos doloridas e deixam menos hematomas.
Lipo LAD ou Lipo HD
A lipo de alta definição é uma técnica que simula os sulcos naturais da musculatura abdominal através da retirada de gordura, promovendo um resultado mais atlético, priorizando os contornos corporais e valorizando as formas.
A cirurgia é indicada para pessoas que já estão acostumadas a uma rotina de treinos e possuem pouca gordura localizada, já que, por segurança, o limite de retirada precisa estar entre 5% e 7% do peso corporal do paciente.
Cuidados no pós-operatório
No pós operatório deverá ser respeitado o repouso relativo. É importante não ficar em repouso absoluto, realizando pequenas caminhadas a cada 2 horas. O paciente deverá:
Gostou do artigo de hoje? Para ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando meu blog e me siga nas Instagram.
Referência